Equipes de São Carlos e Campinas vencem Fórmula SAE Brasil no ECPA

As equipes paulistas EESC USP Fórmula SAE, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, e Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas, venceram, respectivamente, nas categorias Combustão e Elétrica a 13ª Competição Fórmula SAE Brasil. A competição, que durou três dias, encerrou-se neste domingo, 27 de novembro, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), com a participação de 45 equipes, entre 50 inscritas.

Na Categoria Combustão, a segunda colocada foi a equipe V8 Racing Facens, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, seguida pela equipe Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Já na Categoria Elétrica, a vice-liderança ficou para a equipe Fórmula FEI Elétrico, do Centro Universitário da FEI. O terceiro lugar foi para a equipe Ampera UFSC FSAE Elétrico, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Com o resultado, a equipe EESC USP Fórmula SAE ganhou o direito de representar o Brasil na Formula SAE Michigan, entre 10 e 13 de maio de 2017. As equipes V8 Racing Facens e Unicamp E-Racing poderão representar o País na Formula SAE Lincoln, em Nebraska, de 21 a 24 de junho de 2017. As duas competições são realizadas pela SAE International, nos Estados Unidos, em que participam equipes de diversos países e onde o Brasil tem conquistado ótimas colocações entre os Top Ten.

Em Piracicaba, o Comitê Técnico também homenageou as melhores equipes por prova:

Categoria Combustão:

Design – equipe EESC USP Fórmula SAE.
Custos – equipe FSAE Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas.
Apresentação – equipe Poli Racing, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP)
Skid-Pad (teste de aceleração lateral do veículo) – equipe EESC USP Fórmula SAE.
Aceleração – equipe FSAE Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas (percorreu 75 metros em 4,101 segundos)
Autocross – equipe Fórmula FEI Combustão, do Centro Universitário da FEI (1061 metros em 1 minuto e 12 segundos)
Enduro – equipe EESC USP Fórmula SAE (completou 22 voltas em 29 minutos e 50 segundos)
Eficiência – equipe EESC USP Fórmula SAE.

Categoria Elétrica:

Design – equipe Fórmula FEI Elétrico, do Centro Universitário da FEI.
Custos – equipe Faraday Racing, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Apresentação – equipe Unicamp E-Racing.
Skid-Pad (teste de aceleração lateral do veículo) – equipe Fórmula FEI Elétrico.
Aceleração – equipe Unicamp E-Racing (percorreu 75 metros em 4,47 segundos).
Autocross – equipe Unicamp E-Racing (1061 metros em 1 minuto e 17 segundos).
Enduro – equipe Unicamp E-Racing (completou 22 voltas em 36 minutos e 30 segundos).
Eficiência – empate técnico entre equipes Unicamp E-Racing e Fórmula FEI Elétrico.

Foram três dias de provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes da indústria da mobilidade, no autódromo do ECPA, que atraiu um público de mais de 450 pessoas.

“Foi mais um grande sucesso dessa parceria que já dura mais de 15 anos, entre o ECPA e a SAE Brasil”, afirmou Daniella Giannetti.

Tecnologias – Entre as inovações apresentadas pelos carros da Categoria Combustão, o Comitê Técnico observou intenso uso de materiais alternativos, como a fibra de juta, material orgânico de alta resistência e baixo peso, além de solução sustentável. Outra criatividade foi a inovação na aplicação de um sistema de redução de arrasto, que ganhou nova função ao ser implementado na asa dianteira: aumentar o fluxo de ar direcionado aos radiadores.

Na Categoria Elétrica, uma das inovações foi a utilização de aplicativo para o monitoramento em tempo real da bateria do veículo, a partir de comunicação com o sistema de gerenciamento da bateria, que transmite dados de carga e temperatura. O desenvolvimento de diferencial eletrônico, que permite considerável perda de peso em relação à versão mecânica, além de melhoria de performance, foi outra inovação apresentada pelas equipes.

“As competições estudantis da SAE Brasil são desenvolvidas para motivar os jovens aspirantes à carreira de engenharia, desafiando-os a gerir o projeto de um veículo de competição em todos os seus aspectos, da gestão administrativo-financeira do projeto à inovação”, diz Frank Sowade, presidente da SAE Brasil.

 

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