100 Milhas de Piracicaba 2021

(Assessoria de Imprensa - 15/7/2021)
100 Milhas Piracicaba será disputada em agosto
Prova marca os 32 anos do ECPA

Uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do calendário esportivo brasileiro chega aos seu 32 anos de realizações ininterruptas e, em 2021, a 100 Milhas Piracicaba será disputada no dia 22 de agosto, no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo).

Em sua 32º edição consecutiva, a prova de longa duração faz parte do calendário automobilístico nacional e das atividades oficiais do município, completando a programação de aniversário da cidade, que em 1ª de agosto completa 254 anos de fundação, além de celebrar a inauguração do próprio ECPA, que foi inaugurado no dia 13 de agosto, de 1989, e completará 32 anos de criação.

Um dos marcos do automobilismo brasileiro, a 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, quando contava com a presença de nome como José Carlos Pace e os irmãos Fittipaldi. Atualmente, a disputa contempla carros de turismo e gaiolas tubulares, que formam um único grid, largando lado a lado, mas separados por categorias.

“No formato atual, a primeira edição da prova ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Depois disso, em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos”, informa Benedito Giannetti Júnior.

Disputada no circuito de 2.100 metros do ECPA, em um traçado cheio de curvas sinuosas, trechos que alteram altas e baixas velocidades e exigem muita técnica e perícia dos pilotos, a prova se desenvolve por 78 voltas na pista, totalizando um percurso de pouco mais de 163 quilômetros.

Apesar da prova ser disputada em um domingo, são considerados dois dias de competições, já que os preparativos começam na véspera da corrida, no sábado (21), com treinos livres e tomada classificatória, para a formação do grid de largada.

Serviço
Mais informações pelo WhatsApp (19)974037683e-mail ecpa@ecpa.com.br, www.ecpa.com.br e @ecpabrasil
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Engenho da Notícia
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100 Milhas Piracicaba

A Prova mais esperada do ano, reunirá os melhores pilotos de todo Brasil.

A tradicional prova automobilística será disputada nos dias 20, 21 e 22 de agosto, no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) e conta com pilotos de vários estados brasileiros.

Em sua 32ª edição consecutiva e fazendo parte do calendário automobilístico nacional, a corrida contempla carros da categoria marcas e pilotos,  e gaiolas tubulares em um único grid, largando lado a lado. Uma prova que exige do piloto e sua equipe, ousadia, estratégia e determinação para chegar no lugar mais alto do pódio. 

PROGRAMAÇÃO


DIA 20 de AGOSTO de 2021 – SEXTA:
09h00 às 18h00 – Inicio das inscrições
10h00 às 17h00 – Treino livre todas categorias

DIA 21 de AGOSTO de 2021 – SÁBADO:
08h00 às 17h30 – Inicio das inscrições
08h00 – Vistoria Técnica

08h30 às 15h00 – Treino livre todas categorias

Almoço – 12h30 às 13h40

15h30 às 15h45 – Tomada de tempo Tubular (15 min)
16h00 às 16h15 – Tomada de tempo Marcas e Pilotos (15 min)

16h30 – Briefing Marcas e Pilotos; Tubular

DIA 22 de AGOSTO de 2021 – DOMINGO:

09h00 às 09h15 – WARN UP TUBULAR
09h20 às 09h45 – WARN UP MARCAS E PILOTOS

14h20 – Abertura do BOX TUBULAR E MARCAS E PILOTOS
14h30 – APRESENTAÇÃO DO PILOTOS E SOLENIDADE
15h00 – LARGADA 100 MILHAS PIRACICABA

Obs: Horário sujeito a alteração
 

XXXII 100 Milhas Piracicaba 2021


REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA
CONDIÇÕES GERAIS

Artigo 1 – Definição da Prova:

XXXII 100 Milhas Piracicaba 2021
A prova será realizada nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2021

Artigo 2 – Organização:

A prova será organizada pelo Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo - ECPA, com a supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo FASP.
A prova será organizada conforme o CDI - Código Desportivo Internacional e CDA - Código Desportivo de Automobilismo. O Regulamento Desportivo do Campeonato Paulista de Velocidade 2021 e o Regulamento Técnico de acordo com sua categoria conforme descrito no artigo 7. Todos os concorrentes e pilotos se comprometem a respeitar o seu texto pelo simples ato de estarem inscritos ou de participarem da Prova em questão.


Artigo 3 – Autoridades:

3.1Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA
Rua da Glória 290 / 8º andar / Gloria - Rio de Janeiro / RJ
Tel. 21 - 2221:4895 / Fax 21 - 2221:4531/
Site: www.cba.org.br / Email: cba@cba.org.br

3.2 Autoridade Desportiva Estadual:

Federação de Automobilismo de São Paulo - FASP
Rua Luís Góis, 718 / Bairro Vila Mariana / Cep. 04043.050 /
São Paulo – SP / Fone: (11) 2577.0522 – 2577 0522

Artigo 4 – Clube Organizador/ Promotor/ Local da Prova

ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo
Pista de Arrancada – ECPA
END: Rodovia SP 135 – Tupi – Piracicaba SP / Cep: 13420-280
Site / E-mail: www.ecpa.com.br – ecpa@ecpa.com.br

Artigo 5 – Circuito:

Circuito: 2.100 mts

Artigo 6 – Categorias:

A) Marcas e Pilotos A e B
B) Tubular A e B


Artigo 7 – Regulamentos:

7.1 - A prova será organizada de acordo com o Regulamento Desportivo do Campeonato Paulista de Velocidade 2021, seus adendos e regulamento particular da prova.
100 MILHAS MARCAS e PILOTOS – Regulamento Técnico do Campeonato Paulista de Velocidade 2021. E seus adendos e regulamento particular da prova.
100 MILHAS AUTOCROSS –Regulamento Técnico do Campeonato Brasileiro de Velocidade na terra 2021. E regulamento particular da prova.

7.2 - REGULAMENTO TECNICO CATEGORIA AUTOCROSS 2021, SERÁ ALTERADO OS ARTIGOS E PRAGRAFOS CONFORME DESCRITOS ABAIXO:

AUTOCROSS CATEGORIA A

ARTIGO 2. Chassis e dimensões
2.1 Chassi letras h,i,j fica facultativo o uso de para choques junto a traseira do veículo, e para- barros nas rodas dianteiras e traseiras.


AUTOCROSS CATEGORIA B

ARTIGO 2. chassis e dimensões
2.1 Chassi letra d, é obrigatória a fixação de uma barra de desvio nas duas laterais para proteção das rodas traseiras. É obrigatório que esta proteção seja projetada até o limite da roda, onde será admitida uma tolerância de no máximo 10(dez)mm para fora. Nas barras de desvio, os tubos a serem usados deverão ser de aco carbono com a medida mínima de 5/8 e máximo de 1 polegada de diâmetro de espessura de 1,5 e 1,9 mm.

Letras h,i,j NÃO SAO OBRIGATORIO o uso de para-choques e para barro.

ARTIGO 3- PESO
LETRA a) O peso do veiculo com tanque drenado devera ser no mínimo 580 kg e veiculo com piloto 680 kg.

ARTIGO 4-MOTORES
LETRA c) o motor será limitado ao corte de giro obrigatório a 7.000 R.P.M.(rotações por minuto).
4.25-MODULO DE INJECAO LIVRE DE FABRICACAO NACIONAL
4,31-BOBINA DE IGNICAO –LIVRE DOS VEICULOS NACIONAIS OU MERCOSUL,
4.32-1 DISTRIBUIDOR
LETRA b-O sistema de ignição deve ser ligado a central eletrônica para o mapeamento do avanço.

ARTIGO 7-TRANSMIÇAO PARA AS RODAS
7,1-TRANSMIÇAO PERMITIDA
LETRA D,E,F,G NÃO SÃO PERMITIDAS NESTA CATEGORIA (B)
7.2-RELAÇAO DE TRAMSMIÇAO ORIGINAL DA LINHA WV A AR.

ARTIGO 9-FREIOS
9,1-FREIO DIANTEIRO-
Pinça de freio e disco de veículos de fabricação Nacional ou Mercosul, permitido furo bilongo com furos e ranhuras para ventilação,
9,2-FREIO TRAZEIRO
Pinça de freio e disco de veículos de fabricação Nacional ou Mercosul, permitido furo bilongo com furos e ranhuras para ventilação,

ARTIGO 11-RODAS E PNEUS
11,1-RODAS
RODAS DIANTEIRAS E TRAZEIRAS DE AÇO COM DIAMETRO DE 13 POLEGADAS COM TALA E OFFSET LIVRES, PROIBIDO O USO DE ALARGADORES.
11,2-PNEUS
a) rodas dianteiras pneus nacionais ou mercosul.
b) rodas traseiras pneus nacionais ou mercosul.

ARTIGO 13-HABITACULO (cockpit)
12,1-banco do piloto livre de fabricação nacional para competições sem trilho.

7.3 – REGULAMENTO TECNICO CATEGORIA MARCAS E PILOTOS, SERÁ ALTERADO:

7.3.1 - Artigo # 16 – do Pneu
Art. 16 – Os pneus serão aro 14, com medida 185/60/14 – 82H.
16.1 – Os pneus deverão apresentar um sulco mínimo de 2 mm (dois milímetros) em toda a sua extensão da banda de rodagem antes de começar qualquer procedimento de pista.
16.2.2 - Não será permitido o uso de pneu remold ou recapados.
16.4 – É proibido o uso de qualquer sistema de controle da pressão dos pneus.
16.5 – É proibido o tornear e/ou frisar os pneus.
16.7 - Caso necessário, por avaria ou motivo de segurança, é permitida a substituição dos pneus lacrados, mediante avaliação do Comissário Técnico e posterior autorização.

OBS 1: Fica proibido a utilização de pneus alta performance (slick/ semi-slick) nacional/ importado.

OBS 2: Liberado pneus radiais aprovado pelo inmetro.

7.3.2 - Seção XIX Artigo # 19 – do Peso

O peso mínimo do conjunto piloto/veículo deve obedecer aos valores abaixo, de acordo com a marca e motor do veículo utilizado:

CLASSE 1

MOTOR 8V (oito válvulas) 980 kg
MOTOR 16V (dezesseis válvulas) 1000 kg
GM ROLETADO 8V (ONIX) 960 kg

CLASSE 2

GM (todos) e VW GOL G4 (comandos originais) 890 kg
GM 16V (dezesseis válvulas) 930 kg
VW GOL G4 (comando brasileiro) 915 kg
FORD KA/ FIESTA (ZETEC 8V) 930 kg
GM ROLETADO 8V 915 kg

CLASSE 2- Para as demais marcas e modelos 8V 915 kg e 16V 930 kg

OBS.: O peso do conjunto pode ser alterado a qualquer momento, na forma de Adendo de Segurança, com objetivo de equalizar a categoria. A redação dos demais itens deste artigo permanecem inalteradas. Este Adendo foi aprovado pelo Conselho Técnico Desportivo Paulista (CTDP) da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), entrando em vigor imediatamente por se tratar de item de segurança.


Artigo 8 – Inscrições:

8.1 – Horário das Inscrições:
Conforme cronograma de prova
OBS: As inscrições que tiverem fora do horário do cronograma de prova acima citado, somente serão aceitas com a autorização dos Comissários Desportivos do evento.

8.2 – Valores:
Todas as Categorias: início dia 01/07/2021 e término dia 21/08/2021 às 17h, será permitido no mínimo 01(um) e no máximo 03 (TRÊS) pilotos por carro.

O valor da inscrição para esta prova, por carro inscrito:
Valor Data
R$ 1.700,00 01/07/2021 à 22/07/2021 1º Lote
R$ 2.100,00 23/07/2021 à 18/08/2021 2º Lote
R$ 2.600,00 19/08/2021 3º Lote

O PAGAMENTO da inscrição deverá ser no nome do ECPA - Bco do Bradesco AG: 2701-4 e C.c.: 32385-3, CNPJ: 60.726.700/0001-90, IDENTIFICAR O DEPOSITO COM O NUMERO DO CARRO NOS CENTAVOS. Ou por PIX no CNPJ: 60.726.7000/0001-90.
8.3 – Credenciamento:

Cada inscrição terá direito a credencial para o (s) piloto (s), 4 (duas) credencias de BOX, 1 (um) adesivo de carro APOIO-ESTACIONAMENTO. Este adesivo de carro APOIO são destinados para o uso em somente um único veículo. Caso tenha perda e violação da credencial, a mesma não será restituída. Credencial de BOX extra R$ 100,00 (Cem reais).

Artigo 9 Duração da Prova / Largada / Chegada

9.1 - XXXII 100 Milhas terá a duração de 78 (setenta e oito) voltas ou 2h30 o qual ocorrer primeiro.

9.2 - Da largada: O número máximo de carros para largada será de 35 (trinta e cinco). Os carros serão chamados para formação do grid de largada com 60 minutos antes do início da prova, 30 minutos antes da largada, o Box será fechado. Os carros que não alinharem largará do Box. Os carros que ainda se encontrarem no Box poderão sair para participar da prova, somente após a largada do último carro participante com a devida autorização do chefe de box. O acesso ao grid de largada e a pista só é permitido ao piloto com o seu carro, sendo proibidos aos demais elementos de sua equipe, sob pena de desclassificação da prova.

9.3 - Término da prova (chegada): A prova XXXII 100 Milhas será dada por encerrada, uma vez cumprida as 78 (setenta e oito) voltas ou 2h30min de prova.

Artigo 10 – Desenrolar da prova

10.1 - Verificação de documentos.

10.2 - Vistoria Técnica: Os concorrentes que não comparecerem para a vistoria técnica não poderá participar da prova.

10.3 - Treino Livre sexta e sábado, conforme cronograma de prova.

10.4 - Tomada de Tempo: no sábado, serão classificados os 30 (Trinta) melhores tempos ficando 05 (cinco) carros como convidados (outros estados que não se classificarem). As reservas deverão permanecer por ordem aguardando alguma desistência na formação do grid de largada. Havendo mais de 35 inscritos, será realizada 02 Tomadas de Tempo, sendo separada, com os carros de numeração ímpar, e os carros de numeração par, para a formação do grid de largada será usado o menor tempo obtido nas Tomadas de Tempo, os carros inscritos com 02 (dois) pilotos realizarão somente uma Tomada de Tempo, podendo na mesma andar os 02 (dois) pilotos.

10.5- Pace-Car: a)Pace-Car, será colocado em uso para neutralizar a corrida por decisão do Diretor da Prova. b) Haverá somente um Pace-Car no circuito .c) Por ordem do Diretor da Prova, todos os pontos de sinalização mostrarão bandeiras amarelas e brancas, e o Pace-Car, com luzes acesas e piscando, entrará na pista, independentemente de onde se encontrar o líder da prova. Todos os carros na corrida se colocarão em fila indiana atrás do Pace-Car, passando a trafegar a sua velocidade. Todas as ultrapassagens são proibidas, a menos que um carro seja convidado a ultrapassar por um sinal do Pace-Car. Os postos de sinalização que precedem imediatamente o Pace-Car e os carros que o seguem mostrarão bandeira branca (a bandeira amarela agitada será reservada para sinalizar novos acidentes). d) Durante a intervenção do Pace-Car, os carros na pista poderão parar no Box, sendo que, na passagem do Pace-Car pela entrada do Box a saída de Box será fechada e será reaberta após a passagem do último veículo que estiver na pista. e) O Pace-Car será utilizado até que todos os carros na pista tenham alinhado em fila indiana atrás dele. f) Quando o Diretor de Prova decidir que é hora de retirar o Pace-Car da pista, este deverá efetuar uma volta completa no circuito. As ultrapassagens continuam proibidas até que o Diretor de Prova sinalize o reinicio da competição com bandeira verde parada. g) Todas as voltas cobertas durante a intervenção do Pace-Car serão contadas.

10.6 - Troca de pilotos: A mudança de piloto só será efetuada no Box destinado ao carro, sob o controle dos Comissários de Box. Durante a troca o piloto poderá ser auxiliado por duas pessoas da equipe somente.

10.7 - Parque Fechado: a) os carros ficarão em regime de parque fechado até 30 (trinta) minutos depois de fixado os resultados da prova em local visível a todos os participantes. O Comissário Técnico da prova poderá reter no final da prova para verificação técnica os carros que julgarem necessários. b) A partir do início das classificações os pilotos poderão dirigir somente o carro para os quais estão inscritos e gravados na vistoria técnica.

10.8 - Dentro da área de Box é obrigatório o uso da 1ª marcha, com velocidade máxima permitida de 40 km/h, sob pena de Time Penalty.

10.9 - O piloto que durante os treinos ou na corrida tiver qualquer problema com seu carro e for obrigado a parar, deverá procurar faze-lo o mais longe possível da pista, sinalizando sua intenção.

Artigo 11 – Abastecimento

11.1 - Os carros deverão estar em parque fechado 1 (uma) hora antes da abertura do Box para tomada de tempo e largada da prova, já com tanque abastecido e lacrado.

11.2 - O carro deverá comparecer à bomba do Autódromo com o tanque drenado e devidamente pesado, e o carro deverá estar limpo.


11.3 - Torre de abastecimento: Altura máxima: 2 (dois) metros medidos na parte mais alta do reservatório; Controle de fluxo: 1 (um) na saída da mangueira;

11.4 - Combustível: ETANOL uso obrigatório, fornecido pela organização. O combustível deverá ser comercializado pela organização do Evento em galão e será lacrado, somente poderá ser retirado o lacre no momento do abastecimento. O(s) galão(ões) deverão ficar na entrada dos boxes em local visível aos fiscais. Durante ao abastecimento será proibido qualquer tipo de reparo no veículo.


11.5 - A PARADA PARA O ABASTECIMENTO TERÁ UMA JANELA QUE SERÁ DA SEGUINTE FORMA: O piloto poderá entrar para o Box, para abastecimento do seu veículo, após 10 VOLTAS DA LARGADA e 10 VOLTAS ANTES DO TERMINO DA PROVA OU 15 MINUTOS, caso a prova venha terminar por tempo. O não cumprimento, acarretara a exclusão do piloto da prova como penalização.


Artigo 12 – Parada Obrigatória:

12.1 - CATEGORIA MARCAS E PILOTOS - Será obrigatória 01 (uma) parada de 6:20 (seis minutos e vinte segundos). Ex: Tempo de volta considerado 1:20 + 5:00 = 6:20 será o tempo mínimo da volta, abaixo deste a penalização será de 08 (OITO) VOLTAS DESCONTADO NO TERMINO DA PROVA.

12.2 - CATEGORIA AUTOCROSS A e B (tubular) - Será obrigatória 01 (uma) parada de 6:20 (seis minutos e vinte segundos). Ex: Tempo de volta considerado 1:20 + 5:00 = 6:20 será o tempo mínimo da volta, abaixo deste a penalização será de 08 (OITO) VOLTAS DESCONTADO NO TERMINO DA PROVA.


Artigo 13 – Classificação / Pódio:

13.1 - Classificação: Os concorrentes deverão percorrer no mínimo 75% (dois terços) do total da prova. Uma classificação extra-oficial será fixada no local da prova, bem visível a todos os participantes, 30 minutos após o término da corrida. Essa classificação torna-se oficial, após conhecidos os resultados das eventuais verificações técnicas e desportivas.

13.02 - O Pódio será separado, um pódio para a categoria Marcas e Pilotos do 1º ao 5º colocado e um pódio para a categoria Autocross do 1º ao 5º colocado.


Artigo 14 – BRIEFING COM PILOTOS

Será feito 01 (um) briefing com pilotos, sendo obrigatória a participação. A não participação do piloto no briefing acarretará em penalidades que serão definidas pelos Comissários Desportivos do evento, podendo ocorrer até uma desclassificação total do evento.

Horários dos Briefing
*** conforme cronograma de prova
*** presença obrigatória

Artigo 15 – BEBIDA ALCOOLICA
É proibida a ingestão e/ ou circulação de qualquer bebida alcoólica, tóxicos e drogas de qualquer espécie na área dos boxes e pista (área sob domínio desportivo), bem como o uso de churrasqueiras, de qualquer tipo. Caso isto venha a ocorrer, referida mercadoria poderá ser apreendida pela Segurança do evento, ficando o infrator sujeito à exclusão/ desclassificação, bem como a outras sanções legais em vigor.
Se constatada a presença de bebida alcoólica no box, o piloto responsável ficará sujeito a exame antidoping pelo serviço médico responsável pelo evento.

Artigo 16 – Acesso à Pista
16.1 - Somente os pilotos/equipes inscritos poderão conduzir os respectivos veículos no Grid de Largada.

16.2 - É expressamente proibido prestar serviços mecânicos na pista ao carro por parte de sua equipe, ou terceiros, durante os treinos e a corrida, os mesmos só poderão ser efetuados no Box. Na pista, somente pelo piloto com seus próprios meios.


Artigo 17 – Numeração
A numeração dos carros concorrentes será de série única, sendo que em caso de duplicata numérica dar-se a preferência de escolha pela ordem de inscrição.
Casos omissos: Os casos omissos serão resolvidos de acordo com os Regulamentos acima citados.

Artigo 18 – Responsabilidades:
18.1 - Permanência de 02 (dois) extintores de no mínimo 08 (oito) kg em cada Box, 01(um) balde de no mínimo 10 litros com água e 01(um) cobertor medindo no mínimo 1m x1m, mergulhado no balde

18. 2 - O piloto é o único responsável pela integridade e postura de sua equipe antes, durante e após a corrida. Qualquer ação ou atitude contrária as normas estabelecidas pela organização da prova, ao piloto caberá respondê-las. E também é responsável pela sua família.

18.3 - Proibido o uso da pista pelos carros de competição fora do horário estabelecido no programa oficial da prova, inclusive após o encerramento do evento

18.4 - Os concorrentes deverão observar e cumprir na integra o capitulo IX do CDA (penalidades), e em especial o parágrafo “C” que diz: Todo procedimento fraudulento ou manobra desleal que prejudique o caráter esportivo das competições ou os interesses do esporte automobilístico.

18.5 - É expressamente proibida a permanência de carros no Box que NÃO seja o carro de competição, caso isso ocorra, será sujeito a penalização.


Artigo 19 – AUTORIDADES DA PROVA

AUTORIDADES DA PROVA

Comissários Desportivos                      Vartan Gdikian

Comissários Desportivos                      Marcio Antonucci

Comissários Desportivos                      Edson Vianna

Diretor de Prova                                    Rodrigo Cesar Correa

Comissário Tecnico                              Caio Augusto BBianchini

Vitoria Tecnica                                      Luis Mario Girardi Junior

Secretaria da Prova                              Michele Martim

Locutor do Evento                                Pepe

Cronometragem                                   Mega Cronometragem

Responsável Cronometragem               Gilberto Verdo

Serviço Médico                                    ECPA

Médico Responsável/c.r.m.                    Dr Rafael Cury   CRM 123.250  




Piracicaba, 01 de julho de 2021.


Federação de Automobilismo de São Paulo - FASP


ESPORTE CLUBE PIRACICABANO DE AUTOMOBLISMO - ECPA

 

 

 

 

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